Sim... Toda a gente chora por ela, mas todos acabam por chuchar no dedo, mais cedo ou mais tarde... Aqui relata-se e denuncia-se. Veneno e má-língua são obrigatórios à entrada, e dispensa-se o uso de sapatos. Calce as chinelas, está em casa...

segunda-feira, fevereiro 21, 2005

A minoria



Muitos falaram e continuam a falar dos benefícios de uma maioria absoluta num parlamento, mas parece-me a mim um grave contra-senso democrático.
Ora estarei eu errado ao supor que a importância da democracia é o debate de ideias e a confluência de mentalidades transposta nas decisões? Tendo em conta isto parece-me no mínimo “monopolista” e anti-democrático querer-se possibilitar a aprovação de decisões sem que a opinião dos representantes das outras correntes ideológicas seja tida em conta. Mas como é Portugal suponho que seja aceitável existir este contra-senso.

Por esta altura já todos sabem que ganhou o PS com maioria absoluta no Parlamento, mas isso é como as modas, ou seja, hoje PS é bom e o PSD afunda, amanhã a culpa é do PS e ganha o PSD, tudo isto como se o PS e o PSD fossem realmente representativos da sociedade portuguesa (mil perdões se ofendo alguém, mas para mim partidos e dirigentes partidários são burgueses de meia-tigela com cunhas até ao pescoço, à procura de tacho).


Consequências desta vitória? É simples. Como diria o meu professor do secundário, volta o tacho e voltam os portugueses a pensar que são ricos… Vira o disco e toca o mesmo.

Bem hajam vossos olhos!