Sim... Toda a gente chora por ela, mas todos acabam por chuchar no dedo, mais cedo ou mais tarde... Aqui relata-se e denuncia-se. Veneno e má-língua são obrigatórios à entrada, e dispensa-se o uso de sapatos. Calce as chinelas, está em casa...

sábado, março 12, 2005

Quantos são? Venham eles!



Estava eu a calmamente a guiar pelas curvas da IP5 quando dou por mim a pensar nas palavras de um conhecido meu. Tendo em conta isso mesmo decidi criar um passatempo de condutor, o “Olha mais uma catrefada deles!”. Começo então o jogo. Vou eu a conduzir numa subida e lá está uma catrefada deles… Mais uma curva e lá está outra catrefada deles… Abismo à esquerda e uma catrefada deles à direita… Se por cada catrefada deles eu ganha-se 100 euros era a minha secretária que escreveria isto… Mas o que me constou foi que realmente houve quem ganha-se por cada catrefada deles, mais especificamente cada um. Mas perguntará o leitor:”De que raio é que ele está aqui a falar?”. Primeiro, note-se que não estou a falar mas sim a escrever. Segundo, dou uma pista: Andam nas florestas de Portugal, têm um cheiro intenso, e normalmente andam sempre todos descascados. Antes de começar a pensar em tarados e sem-abrigo eu respondo-lhe: São os eucaliptos! Mas que raio poderá esse conhecido meu ter-me dito sobre eles?
Numa das legislaturas pós-adesão à U.E. (então C.E.E.) Portugal estava embalado nos incentivos económicos da mesma, e quando a U.E. decidiu pagar aos países membros por cada “pé” de eucalipto plantado que é que acham que o governo fez? Ora nem mais! Toca a arrasar todos os terrenos e florestas em terrenos económicos (maioritariamente adjacentes a auto-estradas e vias equivalentes) e plantem mais “pés” de eucalipto que o equivalente em nº populacional do país! É assim mesmo. O eucalipto até cresce rápido que se farta, e depois ainda se vende à indústria do papel. Mas como tantos outros projectos decididos em cima do joelho faltou perguntar ao Gabinete do Ambiente as consequências da plantação de eucaliptos. Faltou perceber que o eucalipto drena enormes quantidades de humidade dos solos, tornando-os estéreis por muitos anos após o eucalipto ser “cortado”, assim como ter em conta que o eucalipto é das árvores mais ingratas a nível de incêndios pois contribui para a sua rápida propagação e sobrevive ao mesmo (note-se sempre nos incêndios quais as árvores carbonizadas que permanecem em pé), fazendo com que se torne na espécie maioritária e propagando a elevada “drenagem” dos solos por maiores extensões. Mas pronto! Pelo menos o dinheiro teve bom uso. Agora temos meios eficazes de combate aos incêndios, e… Hãh? O quê? Não temos isso? Então para onde foi o dinheiro? Pois… Antes que me acusem de perseguição a este ou aquele partido remeto-me ao silêncio. Fica a ideia do jogo, e como conselho, se jogar com alguém garanta sempre que fica na equipa dos eucaliptos…

Bem hajam vossos olhos…

1 Comments:

Blogger David Fernandes said...

Por acaso quando falaste em cheiro intenso, e em grande número, pensei que te tinhas enganado e confundido o IP5 com o Parque de Monsanto... Lol.

Realmente há coisas que nos fazem pensar; Não sou ecologista, e apesar de saber muito sobre muito, a verdade é que nunca liguei muito a nuances como as que falaste agora. Sugadores de água, ingratos queimados, etc... São coisas que nos fazem pensar sobre as coisas que somos capazes de fazer para ganhar €€€...

É Portugal. Já ninguém leva a mal... :D

3/15/2005 12:15:00 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home